PREVINA: TUMOR DE MAMA

Tumor de mamas em fêmeas Saiba como prevenir.

tumorTumor de mama é a 2ª neoplasia mais comum encontrada em fêmeas caninas, e 50% dos casos clínicos é diagnosticado tardiamente, apresentando vários nódulos e comprometimento no tratamento. 
  O outubro rosa é o mês marcado com o objetivo da conscientização da prevenção precoce do tumor de mama, e para os animais não é diferente, muitas vezes devido a falta de informação dos donos de animais de estimação, essa doença acabada passando despercebida, pois normalmente não há sinais de desconforto ou dor inicialmente. 

  A incidência do aparecimento de nódulos mamários se dá devido à idade, fatores hormonais, nutricionais, genética e ambiental. Sendo fatores hormonais (como a utilização de anticoncepcionais, as famosas vacinas anti-cio) e a idade uns dos principais fatores. 
  Os sinais podem aparecer com pequenos nódulos nas mamas, ou aumento de volume e vermelhidão, com o passar do tempo podem apresentar ulcerações, dor e secreção, comprometendo outros órgãos e levando o animal a óbito. 
  
  O tratamento é sempre cirúrgico, e o animal deve passar por uma avaliação criteriosa pelo médico veterinário para saber qual é o melhor tratamento a ser utilizado, sendo necessário fazer raio-x, exames de sangue, biópsia do tumor e muitas vezes quimioterapia, sendo que quanto mais precoce o diagnóstico melhor é o prognostico da doença. 
  A melhor forma de evitar que nossos animais sofram com esse tipo de doença é a prevenção. Examine seu animal periodicamente, apalpando todas as mamas e ao redor delas, não administre anticoncepcionais, e a castre seu animal. 
  
Há vários estudos comprovando que a castração antes do primeiro cio reduz o risco de desenvolvimento de tumores de mama, deixando o animal com taxa de risco de 0,5%, após o primeiro cio passa para 8% e no segundo sobe para 26%. 
  Prevenção sempre foi e sempre será a melhor forma de evitar sofrimento para nossos companheiros de quatro patas, e por isso nós da equipe Santô Pet Center estamos sempre preocupados em orientar nossos clientes a fazer acompanhamento médico veterinário de rotina. 

Há vários estudos comprovando que a castração antes do primeiro cio reduz o risco de desenvolvimento de tumores de mama, deixando o animal com taxa de risco de 0,5%, após o primeiro cio passa para 8% e no segundo sobe para 26%.

Quer receber sempre nossas dicas e novidades?

Inscreva-se no link >>> santopetcenter.com.br/assinatura

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s